É tentador quando se imagina os milhões de clientes alcançados, a ausência de ponto comercial, a equipe de vendas reduzida, e por aí vai.
Antes de dar esse passo, entretanto, é preciso conhecer melhor o mercado. Eis algumas peculiaridades a respeito:
A concentração é uma das principais características do e-commerce no Brasil. As 50 maiores lojas virtuais detém 80% do faturamento. Apenas a B2W (grupo que reúne Americanas, Submarino e Shoptime) absorveu 20% dos 22,5 bilhões das vendas online em 2012.Cerca de 10.000 pequenas empresas disputam 5 bilhões em negócios, aproximadamente 20% do mercado.
Boa parte dos empreendedores que entram no mundo do e-commerce tem a impressão de que o fundamental para sua loja virtual é a construção da plataforma, mas isso representa apenas 20% do investimento necessário.
A saída para as pequenas empresas é encontrar um nicho que não interesse ao grande varejo, o que permitirá evitar a concorrência dos maiores pelo lado dos clientes, mas principalmente dos fornecedores – com maior poder de negociação é possível obter margens mais atraentes.
A estratégia de nicho permite também escapar dos comparadores de preço (Buscapé, Bondfaro e outros), que forçam os preços para baixo e hoje são responsáveis por 30% das vendas do e-commerce.
Um terço das compras online são direcionadas por buscadores, o que torna o investimento em marketing essencial. O crescimento da loja online está diretamente atrelado ao investimento em marketing.
Para se ter uma ideia, numa loja de varejo online, de cada cem visitantes apenas um efetua a compra. No mercado de nicho esse número chega a ser multiplicado por dez.
Com margem de manobra tão estreita a loja virtual precisa ter plataforma confiável, facilidade de navegação, ferramentas de gestão, diversidade de meios de pagamento, logística de qualidade e atendimento através de vários canais.
O frete gratuito tem sido utilizado para fidelizar clientes e, no ano passado, 54% das entregas foram realizadas com frete grátis.
Como você pode ver as coisas são mais complicadas do que parecem à primeira vista.
Veja o Guia do E-commerce editado pela APADI
http://www.apadi.com.br/

Nenhum comentário:
Postar um comentário