Portal Jornal O Globo - Redação - 19/04
Para aqueles que pensam em abrir um negócio, a recomendação dos especialistas é que se faça uma avaliação muito profunda sobre as responsabilidades que irá assumir ao deixar de ser funcionário para ser dono. Para isso, é preciso ter a noção de que está predisposto a liderar o processo. O que significa ter uma visão múltipla do negócio, conhecer um pouco de marketing, gestão, contabilidade, finanças etc.
Se o futuro empreendedor tiver uma deficiência em algumas áreas, é preciso se cercar de uma equipe forte, o que inclui sócios ou bons profissionais, que o ajude a crescer no negócio - afirma Beto Filho, presidente da ABF-Rio.
No caso do franchising, é preciso ainda avaliar as vantagens e desvantagens do sistema, a identificação com a marca e os cases de sucesso e de fracasso dos franqueados. Confira mais dicas do presidente da ABF-Rio para quem quer se aventurar no segmento de franchising:
Pesquise sobre o sistema de franchising, as vantagens e desvantagens e se o seu perfil se encaixa nesse modelo de negócio.
Verifique quais redes se encaixam às suas expectativas, considerando o valor do investimento exigido, retorno e filosofia da empresa. Atualmente, é muito fácil estudar o sucesso de uma marca de franquia, pois já existem várias ferramentas e dados que mostram o histórico e comprovam a lucratividade e os resultados das redes.
Após a reunião com o franqueador, havendo real interesse pela marca, solicite a COF - Circular de Oferta de Franquia. A entrega desse documento é obrigatória e é o primeiro que deve ser analisado com cuidado. Caso seja necessário, peça ajuda para avaliá-lo. Essa circular possui todas as informações da empresa, como faturamento, investimento, abertura e fechamento de unidades. Enfim, uma radiografia de todo o negócio.
Procure atuais e ex-franqueados para entender melhor os motivos de cada um para continuar ou deixar a rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário