Por Karina Magolbo
Editora da Revista Liderança
Editora da Revista Liderança
O mercado está em constante processo de mudança e exigindo cada vez mais das empresas e dos profissionais, sendo assim o treinamento e desenvolvimento são, sempre, programas de retorno garantido. Entrevistei para a Revista Liderança Digital, A.J. Limão Ervilha, consultor, professor, escritor e palestrante, que falou sobre a importância e os desafios do treinamento nas empresas.
Liderança Digital – Quais os benefícios dos treinamentos?
A.J. Limão Ervilha – Neste início de século a evolução do pensamento administrativo é que os objetivos estratégicos sejam desdobrados em metas menores e identificada as competências necessárias dos colaboradores para que realizem esses objetivos. Portanto, o benefício dos treinamentos é o desenvolvimento da competência necessária do colaborador, para atingir as metas e objetivos da organização.
L.D – Qual o treinamento mais utilizado pelas empresas?
A. J. L. E. – Os mais utilizados são os que trabalham as competências de liderança, atitude, comunicação, negociação, trabalho em equipe, flexibilidade, decisão, entre outras comportamentais. Vale dizer que os treinamentos técnicos são acumulativos e dependem de estudos específicos quanto a produtos, equipamentos, processos etc. Os comportamentais são os mais utilizados, pela necessidade de preparação e desenvolvimento das pessoas na realização dos objetivos estratégicos. Por exemplo, estamos desenvolvendo no Hospital Albert Einstein, a competência de comunicação, negociação e decisão, em que são treinados todos os funcionários em diversos níveis.
L.D – As empresas investem em treinamento e desenvolvimento? Qual a importância desse investimento?
A. J. L. E. – Investem, pois os resultados que as empresas obtêm, comprovam o seu retorno. Um dos indicadores da organização é a hora / funcionário treinado, também exigido nos programas de qualidade e de certificação como a ISO. Como a relação do trabalho também tem se modificado, como dissemos anteriormente, a empresa busca a produtividade essencial para atingir seus resultados, a medida que prepara as pessoas. Por sua vez, os funcionários sentem que a empresa investe no seu desenvolvimento e que irá colher frutos ao longo da sua carreira. Em pesquisa realizada e publicada pela Harvard Business Review de 1999, junto a funcionários, destacou que o “o fator isolado mais importante não é o dinheiro... mas, se determinado cargo encaminhará suas carreiras”.
L.D – Quais as características de uma equipe bem treinada?
A. J. L. E. – Primeiro os resultados organizacionais atingidos, segundo a consciência que todos na empresa estão buscando um objetivo comum e isso traduz em espírito de equipe, sinergia das pessoas que são observados pela satisfação dos clientes. Existem também indicadores de performance da equipe de uma empresa sobre o resultado final que culmina com a realização do negócio, junto ao cliente.
L.D – Quais os erros mais comuns nos treinamentos e como evitá-los?
A. J. L. E. – Com certeza é a realização de treinamentos sem um planejamento e sem clareza sobre o que se busca em termos organizacionais. Assim, fazem treinamentos pontuais sobre uma necessidade específica, mas não está conectado com um objetivo estratégico ou um indicador de desempenho que possa se aferir os resultados. Também a descontinuidade de projetos, em que empresas iniciam com escopo bem definido, mas na primeira dificuldade ou nas redefinições de prioridades, interrompem a sequência dos treinamentos. Por outro lado, existem grandes projetos na empresa que são executados sem um gestor que entenda os reais objetivos da sua realização, mais como uma atribuição de tarefas. Para evitar esses erros como dissemos, todo projeto de treinamento e desenvolvimento deve iniciar com os objetivos estratégicos e metas estratificadas. Identificar as competências necessárias entendendo que o processo de desenvolvimento é contínuo e deve ser prioridade dos executivos da empresa e os gestores, entenderem toda essa estruturação.
L.D – Qual a importância do pós-treinamento?
A. J. L. E. – A importância do pós-treinamento é verificar se a competência foi instalada. O que se utiliza normalmente para medir o treinamento é a aplicação de uma avaliação seis meses após realizá-lo. O que fazemos nas empresas, após a realização de um treinamento é verificar se a competência treinada foi instalada no treinando, por meio do comportamento observado. Todo treinamento visa uma mudança de comportamento que pode ser verificado, por exemplo, se as palavras-chave utilizadas durante o treinamento e também se as técnicas desenvolvidas são aplicadas no dia a dia.
L.D – Como reforçar o que foi aprendido?
A. J. L. E. – Nesse quesito, é importante treinar o gestor para que nas suas aplicações de feedback ecoaching, continuem o processo de desenvolvimento na prática. A transferência de tecnologia deve ser a base de todo treinamento. Deve ser exigido da empresa de consultoria ou consultor que é contratado para os treinamentos. Somente assim, o treinamento será eficaz, sendo reforçado continuadamente. Esse é o grande objetivo.
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