Por Eng. Antônio Quinteros A.
Os Clientes estão cada dia, estão mais bem informados, são mais inteligentes, estão mais seguros e muito mais inconstantes.
Sem dúvida trocam de rumo e de fornecedores à vontade, mesmo assim encontramos muitas empresas que continuam decepcionando constantemente os seus clientes e pouco se importam, quanto estes os abandonam, poucas são as empresas toma a iniciativa de reconhecer, entender ou estudar como não perder mais clientes, este número é significativo, me atrevo a comentar que isto é um erro fatal, porque solucionar a “fuga de clientes“ vai permitir descobrir novas oportunidades de aumentar o faturamento. Quando as empresas tomem consciência e assumam o que a perda de uma cliente representa, começarão a dar a devida atenção a este problema.
Somente algumas poucas empresas tem uma base de dados ou CRM (sistema de relacionamento com o cliente), que organiza e através da qual conseguem prestar atenção a pre-movimentação e movimentação migratória que se produz dentro dela, por outro lado devemos considerar que existe uma quantidade alarmante de empresas, que não só desconhecem a quantidade de clientes que perdem como não tomam nenhuma providência ou ação para recuperá-lo, há empresas que perdem por ano entorno de 20% a 30% de seus clientes.
É interessante captar a cada ano uma quota maior de clientes no mercado, mas se pela porta estão ingressando novos clientes, pela janela estão escapando os antigos se esta equação cresce sem controle chegará um momento onde teremos o desequilíbrio.
Identifique seus clientes perdidos ou inativos na sua base de dados
Análise a causa que provocou esta ação, um por um ou por grupos com o mesmo problema.
Planifique e crie ações de recuperação. Um a um ou por grupo com problemas semelhantes.
Acompanhe e melhore as ações através de chamadas telefônicas e após se for necessário visitas.
Prevenção e construção de relacionamento para as segundas oportunidades como também corrigindo os erros inicias para que não se repita e haja a perda de mais clientes.
Mantenha contato periódico com seus clientes conforme sua curva ABC, por exemplo, os que mais contribuem visita periódica, quinzenal, mensal e etc., os que menos contribuem e-mails mensais e visitas trimestrais.
Os Clientes estão cada dia, estão mais bem informados, são mais inteligentes, estão mais seguros e muito mais inconstantes.
Sem dúvida trocam de rumo e de fornecedores à vontade, mesmo assim encontramos muitas empresas que continuam decepcionando constantemente os seus clientes e pouco se importam, quanto estes os abandonam, poucas são as empresas toma a iniciativa de reconhecer, entender ou estudar como não perder mais clientes, este número é significativo, me atrevo a comentar que isto é um erro fatal, porque solucionar a “fuga de clientes“ vai permitir descobrir novas oportunidades de aumentar o faturamento. Quando as empresas tomem consciência e assumam o que a perda de uma cliente representa, começarão a dar a devida atenção a este problema.
Somente algumas poucas empresas tem uma base de dados ou CRM (sistema de relacionamento com o cliente), que organiza e através da qual conseguem prestar atenção a pre-movimentação e movimentação migratória que se produz dentro dela, por outro lado devemos considerar que existe uma quantidade alarmante de empresas, que não só desconhecem a quantidade de clientes que perdem como não tomam nenhuma providência ou ação para recuperá-lo, há empresas que perdem por ano entorno de 20% a 30% de seus clientes.
É interessante captar a cada ano uma quota maior de clientes no mercado, mas se pela porta estão ingressando novos clientes, pela janela estão escapando os antigos se esta equação cresce sem controle chegará um momento onde teremos o desequilíbrio.
Identifique seus clientes perdidos ou inativos na sua base de dados
Análise a causa que provocou esta ação, um por um ou por grupos com o mesmo problema.
Planifique e crie ações de recuperação. Um a um ou por grupo com problemas semelhantes.
Acompanhe e melhore as ações através de chamadas telefônicas e após se for necessário visitas.
Prevenção e construção de relacionamento para as segundas oportunidades como também corrigindo os erros inicias para que não se repita e haja a perda de mais clientes.
Mantenha contato periódico com seus clientes conforme sua curva ABC, por exemplo, os que mais contribuem visita periódica, quinzenal, mensal e etc., os que menos contribuem e-mails mensais e visitas trimestrais.
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